Insólito

Mãe denuncia páginas que usam fotos do filho para pishing

© Reuters/Dado Ruvic
Uma mãe denuncia que duas páginas do Facebook usam fotografias do filho dela para roubar dados. Os perfis incitavam uma campanha de tratamento que, na verdade, escondia um esquema fraudulento que prometia que, a cada clique, o Facebook doaria dinheiro para que os pais pagassem uma cirurgia. Os usuários que interagirem acabam tendo dados coletados para envio de mensagens com publicidade ou para a venda.

As páginas informavam que o menino, que aparece nas imagens com manchas pelo corpo, tinha câncer. Mais de um milhão de pessoas compartilharam a publicação e centenas de milhares curtiram ou comentaram.

A postagem popular acabou sendo vista por amigos de Sara Allen, que ligaram perguntando sobre a saúde do filho dela. Sara fez diversas denúncias ao Facebook até que, no último dia 10, obteve o retorno de que as contas tinham sido canceladas. Sara reclamou à BBC nesta quinta-feira (23), no entanto, que as páginas voltaram ao ar em menos de 24 horas. De acordo com a mãe, o próprio Facebook teria pedido que o caso fosse noticiado.

Allen disse à BBC que acredita que as fotos usadas são de uma época em que a criança virou notícia ao sofrer de um caso grave de catapora. Na época, Sara chegou a fazer campanha para pressionar o governo do Reino Unido pela gratuidade da vacina.

Comentar

Clique aqui para postar um comentário

Redes Sociais

/ Free WordPress Plugins and WordPress Themes by Silicon Themes. Join us right now!