Salário mínimo previsto para 2027 é de R$ 1.741, segundo orçamento do governo

1 mês atrás

Foto: Marta Branco / Pexels

O governo apresentou na noite de segunda-feira (31) o projeto da Lei Orçamentária de 2027, que prevê um salário mínimo de R$ 1.741. Esse valor representa um aumento de R$ 24 em relação à proposta inicial de R$ 1.717 da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O aumento representa um crescimento nominal de 7,4% com base no atual salário mínimo de R$ 1.621.
A nova previsão é resultado da aplicação da regra de correção do salário mínimo, aprovada no final do ano passado. Essa norma estabelece que o crescimento do mínimo deve ser 2,5% acima da inflação do ano anterior. O valor final pode ser ajustado, caso o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) apresente variações maiores até novembro de 2026.
A inflação acumulada entre dezembro de 2025 e novembro de 2026 servirá de base para o cálculo final, e o governo planeja enviar uma mensagem modificativa ao Congresso em dezembro para atualizar os dados, caso necessário.

🛒 Separamos as melhores ofertas da Amazon de hoje

Ver na Amazon

Link de afiliado — o SuperNews pode ganhar uma comissão sobre compras qualificadas.

Com informações de Agência Brasil.

Go up