Culinária

Comer o miolo do pão engorda mais do que a casca?

Divulgação/Reprodução

Provavelmente, você já ouviu alguém dizer que tira o miolo do pão pois essa é a parte do alimento que mais engorda. A estratégia pode até fazer certo sentido para emagrecer, mas é importante saber que a massa fofinha que fica no meio do pão não tem qualquer substância diferente da casca que leva ao ganho de peso. Então, se você gosta do miolo, pode comer sem culpa –em um cardápio equilibrado, claro.

Por que o miolo não engorda mais que a casca?

O pão é uma massa única que vai ao forno. Não existe uma receita para a casca e outro para o miolo. Logo, as duas partes têm exatamente os mesmos ingredientes e o miolo não possui nenhuma substância mais “engordativa” do que a casca. 

A diferença na consistência e no sabor do miolo e da casca ocorre porque a parte externa recebe mais calor e perde mais água. E aqui vem a grande surpresa: justamente por conter mais água (que não possui valor energético), uma porção de miolo vai ter menos calorias do que a mesma quantidade de casca –claro que a diferença é pequena em um pãozinho só.

Como tirar o miolo vai ajudar a emagrecer?

Como em qualquer alimento, o que engorda no pão é o excesso. Se você está acostumado a comer um pãozinho inteiro no café da manhã e passa a tirar o miolo, vai reduzir a porção em pelo menos 50% —e ingerir menos calorias. 

Mas, se você gosta do miolo, também pode conseguir uma diminuição calórica consumindo só metade do pão ou até mesmo tirando a casca e comendo só o miolo. O que conta para a balança, sempre, é a quantidade ingerida.

E a torrada, engorda menos que o pão?

Outra estratégia usada por quem está de dieta é trocar o pão por uma torradinha, por achar que ela é “mais leve”. Isso é outro mito.

A explicação é repetida: tanto a torrada quanto o pão são feitos com a mesma massa. A diferença é que a torrada tem menos água. E, justamente por ter menos água, se compararmos a mesma receita, 50 g de torrada vão ter mais calorias que 50 g de pão francês. 

Outro “perigo” escondido na torrada é que, por perder água, ela tem volume menor do que o pão fresco. Então, se você não tiver controle, pode acabar comendo uma porção muito maior sem perceber. Para muitas pessoas é mais fácil ter noção de que comer meio pãozinho a mais, por exemplo, já é um exagero, mas duas torradinhas extras podem parecer inofensivas –e elas podem ter as mesmas calorias de metade de um pão.

Por que as torradas entram em tantas estratégias para perder peso, inclusive as sugeridas por nutricionistas? Por ser mais seco você precisa mastigar o alimento um maior número de vezes antes de engoli-lo, o que ajuda na saciedade. Mas isso só funciona se você respeitar a porção.

Fontes: Samantha Rhein, mestre e doutoranda pelo departamento de fisiologia da nutrição em obesidade pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo); e Clarissa Fujiwara, nutricionista da Abeso (Associação Brasileira de Estudos da Obesidade) e coordenadora de nutrição da Liga de Obesidade Infantil do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo). Com informação do Uol.

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